terça-feira, 7 de julho de 2009

IRMÃOS CAMPANA

IRMÃO CAMPANA

02-campanas-int.jpgConhecidos internacionalmente como Irmãos Campana, Fernando e Humberto nasceram no interior paulista. O Estúdio Campana surgiu há 21 anos. Humberto, formado em Direito, criava peças, objetos e algum mobiliário e Fernando, arquiteto, foi trabalhar com o irmão. As criações falam e calam aqueles que as contemplam.
"Em dez anos de carreira, os irmãos Campana seduziram a indústria italiana de design, sobretudo a de Milão, onde estrearam com uma luminária batizada de Estela, nome do tecido emborrachado com o qual a peça é feita - material que os italianos até hoje importam do Brasil, para depois revender por aqui o produto final a preços pouco simpáticos. Em 1998, Fernando e Humberto ganharam uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), graças ao convite da curadora de Design e Arquitetura do museu, a italiana Paola Antonelli, que veio ao País pela primeira vez há dois anos, também seduzida pela criação da dupla.

Os Campanas tornaram-se em pouco tempo uma referência do design brasileiro e, ainda assim, tiveram de esperar dez anos para ter a primeira peça produzida por uma indústria nacional. Foi a Cia. de Tapetes Ocidentais a primeira a reproduzir a criação dos dois irmãos.

A seguir, melhor do que palavras são as obras de Fernando e Humberto Campana:

images_anemona.jpg02-campanas-banquete.jpg02-campanas-cadeira.jpg02-campanas-multidao.jpg02-campanas-sushi.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário